Samsung inaugura laboratório na Unicamp


Estrutura será usada por alunos e professores da instituição, em conjunto com funcionários da companhia, para desenvolver sistemas de segurança e tecnologias que melhores o desempenho de smartphones e tablets.

A Samsung inaugura nesta semana o Laboratório de Pesquisa Colaborativa, espaço de P&D no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp. A unidade é resultado de parceria firmada em 2012 com a universidade. Na época, a empresa se juntou à instituição para realizar nove projetos de pesquisa, destes, quatro continuam ainda andamento.

O laboratório é destinado a alunos e professores do Instituto de Computação e da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, que integram os projetos ao lado dos pesquisadores da Samsung. O foco é criar tecnologias que possam ser embarcadas nos dispositivos móveis da Samsung, como smartphones e tablets, em segurança e desempenho e consumo de energia.

Em três anos de parceria, as pesquisas geraram três depósitos de patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), um depósito nos Estados Unidos e cerca de 20 publicações em congressos e revistas científicas, tanto nacionais como internacionais. O programa é financiado pela Samsung Eletrônica da Amazônia, no âmbito da Lei de Informática (8.248/91). A empresa não revelou o investimento feito na estrutura. (Com assessoria de imprensa)

Anterior “O Funttel é estratégico para o CPqD”, diz seu presidente.
Próximos Ericsson e Cisco firmam parceria para redes de próxima geração