Samsung anuncia smartphone com tela dobrável


 

A Samsung apresentou hoje, 20, o Galaxy Fold, seu novo smartphone e primeiro da fabricante a ter tela dobrável. O Fold traz display infinito flexível de 7,3 polegadas e uma tela tradicional principal de 4,6 polegadas. A empresa diz que a tecnologia colocada na tela foi desenvolvida ao longo dos últimos oito anos.

Pela descrição feita na apresentação, a tela interna não apenas se curva. Ela dobra. A Samsung inventou uma nova camada de polímero e criou uma tela aproximadamente 50% mais fina do que a típica tela de um smartphone. A abertura acontece de maneira suave e natural, como um livro, e o fechamento se dá de forma plana e compacta, com um clique. Para conseguir isso, a Samsung projetou uma dobradiça com várias engrenagens. Esse sistema está alojado em uma parte oculta, para não comprometer o design.

Aliás, como o aparelho muda de forma, a empresa teve de repensar onde colocar recursos tradicionais, como o leitor de digitais. Neste caso, encontra-se na lateral, onde o polegar se apoia. O celular tem, ainda, duas baterias e os componentes estão distribuídos uniformemente, para que o Galaxy Fold fique equilibrado em suas mãos. Será vendido nas cores prata, preto, verde e azul.

A fabricante também refez o sistema operacional Android 9.0 Pie, que passa a permitir o uso multitarefa, simultâneo, de três aplicativos. Para suportar isso, o aparelho tem 12 GB de RAM, processador de oito núcleos de 64 Bits, feito em processo de 7 nanômetros. O armazenamento alcança 512 GB. Tem ainda uma câmera externa de 10 MP, câmera traseira tripla com dois sensores de 12 MP e um de 16 MP, e câmera frontal dupla com sensores de 10 MP e 8 MP. A bateria dupla do aparelho soma 4,380 mAh.

O telefone será vendido a partir do segundo semestre, mas não há previsão de chegada ao mercado brasileiro. Lá fora, custará US$ 1.980 (R$ 7,3 mil, numa conversão direta). (Com assessoria de imprensa)

Anterior TIM fala em rede legada única para todas as teles a fim de cortar gastos com 2G e 3G
Próximos Samsung lança Galaxy S10 com modem 5G