Samsung anuncia novos chips 5G para estações radiobase


A Samsung anunciou hoje, 22, que concluiu o desenvolvimento de dois chips para equipar estações radiobase de quinta geração (5G). Um deles é o circuito integrado de radiofrequência (RFICs), enquanto o outro é o conversor de sinal analógico para digital (DAFE). Ambos são capazes de lidar com ondas milimétricas (28 GHz e 39 GHz).

Os componentes serão o núcleo de chipsets de células 5G. Segundo a empresa, o RFIC é 36% menor e consome 25% menos energia quando comparado com versões anteriores.

O desenvolvimento se enquadra na estratégica da companhia de se tornar, cada vez mais, uma competidora no mercado de infraestrutura móvel. No último ano, a Samsung forneceu 36 mil ERBs 5G para operadoras dos EUA e da Coreia do Sul.

O novo chip RFIC é feito em processo de 28 nanômetros CMOS e pode lidar com uma faixa de espectro de 1,4 GHz – a versão anterior processava 800 MHz por vez. A empresa pretende lançar ainda este ano componentes compatíveis com espectro de 24 GHz e 47 GHz.

Já o DAFE é um chip de aplicação específica (ASIC) criado para fazer a conversão de grandes volumes de sinal analógico para digital, e vice-versa. Os produtos foram anunciados às vésperas do Mobile World Congress Barcelona, evento que acontece na próxima semana, onde serão expostos.

Anterior Verizon vai desligar redes 3G este ano. AT&T, em 2022
Próximos Pontes defende aprovação do PLC 79 em encontro com presidente do Senado