RNP inaugura rede entre Petrolina e Juazeiro


A Rede Nacional de Pesquisa (RNP) vai ativar na próxima segunda-feira (8) a Rede Metropolitana do Vale do São Francisco (RedeVASF). A ligação faz parte do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), e irá abranger as cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Segundo a RNP, foram investidos R$ 1,8 milhão para a criação da rede, que terá 90 km e vai interligar instituições de pesquisa e educação das duas cidades.  O Redecomep chega a 24 capitais brasileiras, 17 regiões metropolitanas, de seis estados do país. A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Educação (MEC), coordenada pela RNP, e com apoio da Agência Brasileira de Inovação Finep (Financiadora de Estudos e Projetos).

As redes já implantadas possuem mais de 400 instituições consorciadas e mais de 60 organizações parceiras. A cobertura total do conjunto das redes já ultrapassou os 2 mil km. Atualmente, estão implantadas 39 redes ópticas – grande parte em operação integral, incluindo 24 redes nas capitais e 15 redes em outras regiões metropolitanas em seis estados. Todas com conexões de pelo menos 1 Gb/s entre seus participantes. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Brasil registra 19,65 milhões de assinantes de TV paga em outubro
Próximos O cobre resiste: UIT aprova padrão global para o G.Fast