RNP firma acordos de cooperação com Huawei e Padtec


A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) vai firmar, na terça-feira (14), durante a Futurecom, evento que acontece na próxima semana, acordos de cooperação técnica e apoio recíproco com a Huawei e a Padtec. O objetivo, segundo a RNP, é juntar esforços para fomentar pesquisas em redes de computadores e internet. A parceria também inclui a troca de experiências, informações e capacitação de profissionais em cursos sobre temas que componham o portfólio das empresas e da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP.

A RNP vai coordenar as atividades de capacitação, através da ESR; participar de projetos voltados para a otimização, segurança e confiabilidade nas conexões de redes de computadores, entre Pontos de Presença da RNP em outras capitais brasileiras e outras redes estaduais; apoiar o desenvolvimento de atividades de competência tecnológica conjunta; criar e apoiar grupos de trabalho com pesquisadores nacionais e internacionais para a realização de pesquisas orientadas a resultados passíveis de atenderem as necessidades do ensino e da pesquisa, orientando-as para acordos de transferência de tecnologia visando a proteger e explorar a propriedade intelectual gerada com o trabalho desenvolvido.

A Huawei e a Padtec vão fomentar e apoiar projetos de aplicações inovadoras voltadas para a formação de pessoal na área de redes de computadores e sistemas de informação; patrocinar eventos; disponibilizar produtos para teste e avaliação da RNPe que possam responder às necessidades de uso da rede acadêmica; doar equipamentos e software.

Também poderão contribuir para apoiar a RNP nos seus trabalhos de provedor de soluções e de capacitação, voltados à formação de pessoal na área de redes de computadores e sistemas de informação; assessorar tecnicamente a RNP em projetos de redes de computadores e soluções em TIC, de forma que, em conjunto, se impulsione o desenvolvimento, a evolução e a utilização de redes avançadas no Brasil, bem como apoiar na Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedCLARA). (Com assessoria de imprensa)

Anterior Ações da PT estão em queda livre desde a saída de Bava da Oi
Próximos Claro amplia rede 4G no RJ