RNP e União Europeia selecionam seis projetos de pesquisa em TICs


Projetos selecionados receberão cerca de R$ 60 milhões para desenvolver pesquisas em Internet das Coisas, Computação em Nuvem e 5G e terão a participação de 39 instituições brasileiras, sendo 24 universidades e 8 centros de pesquisa

shutterstock_FreeProd33_pesquisa_P&D_laboratorio_geralA Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) divulgou na sexta-feira, 14, o resultado da chamada conjunta com a União Europeia em Internet das Coisas, 5G e Computação em Nuvem.

A parceria, supervisionada pela Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, resultou no financiamento de seis projetos de pesquisa, com duração de três anos e orçamento total de 16 milhões de euros ou cerca de R$ 60 milhões.

Metade dos recursos é financiada pela União Europeia, e a outra metade é procedente da Lei de Informática. Das 51 propostas recebidas, foram selecionados três projetos na área de Internet das Coisas, dois em Computação em Nuvem e um em Redes 5G. Até o momento, MCTIC e UE investiram 50 milhões de euros nas chamadas.

PUBLICIDADE

Nesta edição, participam dos projetos selecionados, do lado brasileiro, 24 universidades, oito centros de pesquisa, cinco empresas privadas de grande porte e duas pequenas e médias empresas, totalizando 39 instituições brasileiras. Foram 84 instituições proponentes na área de Computação em Nuvem, 24 em redes 5G e 202 em Internet das Coisas.

O MCTIC destaca, ainda, a participação de todas as regiões brasileiras no edital, com 46% das instituições do Norte, Nordeste e Centro-Oeste selecionadas nesta chamada.

Confira os escolhidos:

Categoria: Redes 5G

1. 5G-RANGE: Remote area Access Network for 5th GEneration

Categoria: Computação em Nuvem

2. ATMOSPHERE: Adaptive, Trustworthy, Manageable, Orchestrated, Secure, Privacy-assuring, Hybrid Ecosystem for REsilient Cloud Computing

3. NECOS: Novel Enablers for Cloud Slicing

Categoria: Internet das Coisas

4. SWAMP: Smart Water Management Platform

5. OCARIoT: smart childhood Obesity CARing solution using IoT potential

6. FASTEN: Flexible and Autonomous Manufacturing Systems for Custom-Designed Products

Anterior Banda larga fixa cresce em maio
Próximos Ericsson tem novo prejuízo e amplia cortes