Rio constrói rede pública em parceria com UFF


O governo do Estado do Rio assinou em março um convênio com a Universidade Federal Fluminense, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, para construir uma rede pública em todo o estado. A rede será composta de um backbone e de redes de distribuição e de acesso – a partir da rede de acesso, …

O governo do Estado do Rio assinou em março um convênio com a Universidade Federal Fluminense, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, para construir uma rede pública em todo o estado. A rede será composta de um backbone e de redes de distribuição e de acesso – a partir da rede de acesso, todas as prefeituras poderão implantar seus projetos de cidade digital. O estado foi dividido em quinze regiões digitais e a primeira a ser atendida será a Baixada Fluminense.

A gestão do projeto é feita pela Rede Rio, que faz parte da Rede Nacional de Pesquisas (RNP). Os equipamentos estão em fase de licitação e a meta é implantar três, das quinze regiões, ainda este ano. O restante será feito em 2010. De acordo com Franklin Coelho, coordenador de Cidades Digitais da Universidade Federal Fluminense, a rede regional será criada com o objetivo de dar sustentabilidade às cidades digitais do estado, abrindo a possibilidade para a realização de projetos em escala regional em diversas áreas – saúde, educação, gestão.

Anterior Para Rezende, corte de verbas não afeta ações prioritárias do MCT.
Próximos Instituto Claro foca em novas tecnologias