RFS desenvolve camuflagem para antenas 4,5G compartilhadas


A fabricante Radio Frequency Systems (RFS) desenvolveu um projeto para camuflar antenas da rede 4,5G em áreas urbanas no Brasil. A empresa instalou 135 antenas Trisector – para small cells e macro sites -, no topo da estrutura de postes de iluminação pública.

Os postes foram desenvolvidos especificamente para o projeto, com características que permitem ocultar toda a solução internamente. Em suas estruturas também foram implantadas baterias, equipamentos ativos (RRus e BBUs) e passivos, jumpers com boot e itens de RFC.

“É uma forma de diminuir o impacto visual em áreas pequenas e garantir o sinal de telefonia móvel à operadora”, afirma Paulo Carvalho, gerente comercial da RFS. De acordo com ele, somente em 2019, o projeto irá abranger cerca de 750 sites em todo o país. “Com este tipo de solução, podemos implantar sites que atendam até quatro operadoras”, completa.

Por enquanto, as instalações aconteceram nas cidades de Bezerros (PE), Ananindeua (PA), Guarulhos, Arujá e Itaquaquecetuba (SP), em parceria com uma operadora. A RFS não diz qual.

Anterior Pontes indica que vai exonerar diretor do Inpe por críticas a Bolsonaro
Próximos Oneweb inaugura fábrica para produção em massa de satélites LEO