Reunião interministerial vai discutir preço dos PSTs


Na próxima segunda-feira, 8 de outubro, os órgãos e ministérios do governo envolvidos com a elaboração de um plano nacional de banda larga para o país – Casa Civil, Presidência da República, Secretaria de Comunicação Social, ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Comunicações e Planejamento – vão se reunir para tratar do plano de inclusão …

Na próxima segunda-feira, 8 de outubro, os órgãos e ministérios do governo envolvidos com a elaboração de um plano nacional de banda larga para o país – Casa Civil, Presidência da República, Secretaria de Comunicação Social, ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Comunicações e Planejamento – vão se reunir para tratar do plano de inclusão digital do governo e acelerar a discussão do preço médio dos PSTs (Postos de Serviços de Telecomunicações). Segundo o assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, além da troca desses postos pela construção da rede de banda larga, o uso do backbone da Eletronet também estará na pauta da reunião. "A tendência é de uma solução de complementariedade", informou Alvarez, durante painel no Futurecom.

"A expectativa é de avançarmos em algumas questões", acrescentou Alvarez, que espera, na reunião, acelerar as discussões do preço médio dos PSTs. Ele destacou que as discussões não podem se limitar sobre os valores que seriam investido nos PSTs, e qual o volume de recursos será carreado para o novo plano de metas de universalização. Alvarez salientou que é preciso considerar que as concessionárias, ao levarem banda larga para as escolas, vão também ampliar o serviço para  prefeituras, padarias, etc., e esse valor agregado tem que ser levado em conta na hora de calcular os investimentos a serem realizados.

Segundo ele, o uso da rede da Eletronet deve ser visto como uma contribuição para levar acesso banda larga à internet para as escolas. "É mais uma possibilidade, não é exclusiva", afirmou.

Anterior Siemens produz terminais IP em Curitiba
Próximos Minicom cumpre seu dever de casa