Ouvidoria mostra queda na satisfação com serviços da Anatel

Nota da agência ficou em 4,32 em média após cinco rodadas de avaliações
Thiago Botelho, ouvidor da Anatel

Relatório de Gestão da Ouvidoria da Anatel mostra que o cidadão se mostrou poco satisfeito com os serviços da agência em 2019. Após cinco rodadas, a nota dada à atuação da autarquia na Certificação e Homologação de Produtos para Telecomunicações; Outorga de Serviços de Telecomunicações; Atendimento ao Consumidor; e Soluções de Competição ficou em  4,32 na média, sendo que o formulário distinguia as notas 1 (totalmente insatisfeito), 2 (muito insatisfeito), 3 (pouco insatisfeito), 4 (pouco satisfeito), 5 (muito satisfeito e 6 (totalmente satisfeito).

No serviço de Outorga de Serviços de Telecomunicações, os dados mostram a insatisfação com relação à quantidade de interações e a complexidade dos procedimentos. No serviço de Soluções de Competição, o relatório mostra que houve uma melhora substancial na percepção do usuário; todavia, há oportunidade de melhora na satisfação do usuário na redução do tempo nos prazos e também na disponibilização do resultado da solicitação junto à Anatel, pois nota-se que o grau de avaliação no fator tempestividade se encontra dentro da âmbito de Insatisfação.

O relatório também divulga as tomadas de subsídios realizadas no ano passado. Entre elas, a que recebeu sugestões da sociedade para a resolução de um dos principais problemas enfrentados pelos pequenos provedores de internet: a dificuldade de utilização de postes das distribuidoras de energia elétrica para expansão de redes de telecomunicações. De acordo com pesquisa realizada pela Ouvidoria junto a pequenos provedores do Ceará, o acesso para o compartilhamento de postes é uma grande barreira para a expansão das redes.

“Verificou-se que, apesar dos esforços das agências reguladoras dos setores de telecomunicações e de energia elétrica, o problema não se restringe ao estado do Ceará e está longe de ser superado, em prejuízo da sociedade”, diz o documento. A consulta constatou também que as negociações entre os agentes não ocorrem com a qualidade exigida e com a velocidade necessária. Entre as recomendações nesse processo, destaca-se a criação de sistema específico para coleta de informações das prestadoras de SCM (Serviço de Comunicação Multimídia) sobre o uso da infraestrutura de postes.

Veja o relatório de gestão relativo ao exercício de 2019. A ouvidoria da Anatel é comandada por Thiago Botelho (foto).

Avatar photo

Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

Artigos: 1588