Regulador inglês avança em transparência sobre gerenciamento de redes


O Ofcom, órgão regulador das comunicações no Reino Unido, publicou nesta quarta-feira (4) um guia para o consumidor, em que explica as diferentes formas de gerenciamento de redes de banda larga fixa e móvel praticadas pelos provedores de internet (ISPs). De acordo com o Ofcom, apenas 11% dos consumidores ingleses estão familiarizados com o termo gerenciamento de rede e apenas 1% consideram as políticas de cada uma das empresas quando vão escolher o serviço.

O desconhecimento da população em relação às práticas não está relacionada à falta de informação, no entanto, alega o Ofcom. De acordo com a pesquisa do órgão, 73% dos consumidores com conhecimento das políticas de gerenciamento de ISPs afirmaram que as informações apresentadas pelas empresas são de fácil entendimento. 

No entanto, os consumidores também apontaram formas de melhorar a transparência das políticas de gerenciamento. Entre elas: prover uma introdução à informação sobre gerenciamento de rede que resuma a relevância da política e como afeta a linha de produtos; garantir que termos técnicos são explicados de maneira clara e com linguagem simples; provimento de critérios específicos e significativos para mensuração, em vez de critérios como ‘uso justo’ ou uso intenso (por exemplo para horas de streaming permitidos); uso de símbolos claros representanto ‘sim’, ‘não’e ‘não aplicável’. (Da redação) 

O documento sobre gerenciamento de rede no Reino Unido está disponível para download

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