Regulador britânico quer retomar espectro de 2G


A Ofcom, agência reguladora das telecomunicações no Reino Unido, está analisando retomar espectro da banda de 900 MHz, concedidos à Vodafone e O2, e leiloá-lo para três outras operadoras concorrentes: Orange, T-Mobile e 3UK. A agência afirmou que dar aos competidores acesso ao espectro, ao qual, atualmente, apenas a Vodafone e O2 têm acesso, poderia …

A Ofcom, agência reguladora das telecomunicações no Reino Unido, está analisando retomar espectro da banda de 900 MHz, concedidos à Vodafone e O2, e leiloá-lo para três outras operadoras concorrentes: Orange, T-Mobile e 3UK. A agência afirmou que dar aos competidores acesso ao espectro, ao qual, atualmente, apenas a Vodafone e O2 têm acesso, poderia poupar a indústria de gastar bilhões de dólares para implementar novas redes.

Ao retirar as restrições de acesso a essa faixa de espectro, a Ofcom quer encorajar as operadoras a implementarem serviços de 3G sobre o espectro de 2G. E quer receber comentários da indústria, abrindo consulta pública à proposta, que se encerrará em 29 de novembro. A Vodafone e a O2 possuem cada uma um bloco de 17,2 MHz do espectro de 900 MHz. A proposta inicial sugere retomar entre 5 MHz e 7,5 MHz de cada bloco. Ambas as operadoras divulgaram nota informando que a proposta da Ofcom ainda esta sendo analisada. (Da Redação, com noticiário internacional

Anterior Portabilidade será concluída em 1º de março de 2009
Próximos Software da Positivo passa no teste e licitação dos telecentros está quase no fim