A Anatel publicou hoje, 01/06,  no Diário Oficial da União (DOU) o ato que estabelece a redução de 10,43% nas tarifas das ligações interurbanas fixo móvel feitas pelo número do grupo Embratel/Claro( o 21) para o celular que qualquer outra operadora.

Esta redução deve ser aplicada em todos os planos  de preços no VC2 e VC3 a partir do dia 1 de junho e todas as promoções nessas duas formas de ligação que existiam desde o dia 25 de maio. O VC2 é o interurbano feito entre DDDs de mesma dezena (11 para 12) e VC3 de dezenas diferentes (11 para 61).

Essa redução tarifária está sendo feita em virtude da fusão das empresas do grupo – Embratel, NET, e Claro – que agora estão sob a marca Claro S.A., autorizada pela agência no ano passado. Conforme a lei de telecomunicações, todo o ganho de escopo que não seja originário da eficiência operacional tem que ser repassado ao consumidor. 

Fust

Conforme estabelece o ato, poderá haver mais reduções tarifárias no futuro, caso sejam concluídos três processos que tramitam na justiça e que a empresa tem liminar a seu favor. Eles referem-se à não incidência do recolhimento do Fust sobre receitas de interconexão, EILD e infraestrutura.