Rede da Eletronet só será recuperada quinta-feira


Nas fotos acima, a equipe de reparos de Furnas, responsável pelas torres, sobe no topo de uma delas para baixar o cabo que será reparado pelos técnicos da Eletronet. (Divulgação)
Nas fotos acima, a equipe de reparos de Furnas, responsável pelas torres, sobe no topo de uma delas para baixar o cabo que será reparado pelos técnicos da Eletronet. (Divulgação)

A Eletronet não conseguiu recuperar nesta quarta-feira, 6, o trecho da sua rede que enfrentou duplo rompimento de cabos na região da Grande São Paulo, entre Guarulhos e Ibiúna, deixando a grande maioria de seus clientes com links com São Paulo sem comunicação. A empresa espera conseguir restabelecer a conexão amanhã ao longo do dia, segundo informou hoje, ao final da tarde, o diretor de Operações, Anderson Jacopetti.

As equipes de Furnas, concessionária de energia elétrica que aluga sua infraestrutura para a Eletronet passar o cabo OPGW dentro do qual estão as fibras, trabalharam o dia todo para fazer a sustentação dos cabos OPGW e evitar que caíssem sobre a rede de alta tensão e sobre os trilhos da CPTM.

“Na inspeção dos cabos, os técnicos verificaram que não só as fibras tinha se rompido, mas que os próprios cabos estavam esgarçados, correndo o risco de se romperem”, relata Jacopetti. O segundo alvo dos técnicos foi fazer o reforço das duas torres para que amanhã seja possível fazer o içamento de novos cabos, que vão substituir os danificados.

De acordo com Jacopetti, ainda não é possível saber nem porque as fibras romperam e muito menos a razão de os cabos de aço que envolvem o núcleo terem se deteriorado tanto. “Só depois que forem baixados e forem para o laboratório”, diz ele. De qualquer foram, a solução amanhã será substituir os cabos danificados entre as torres 127 e 128 de Furnas, que distam uma da outra cerca de 400 a 500 metros. Além do lançamento dos novos cabos, vão ser instaladas duas caixas nas torres para conectar os novos cabos à rede.

Rede de terceiros

A busca pela Eletronet de rede de terceiros para atender emergencialmente aos seus clientes não deu resultado. Segundo Jacopetti, foram identificadas três redes metropolitanas com traçado próximo ao da Eletronet e uma deles passava a um ou dois quilômetros de distância, na própria rodovia Bandeirantes.

“Mas não conseguimos avançar porque nenhuma delas tinha fibra até o nosso Ponto de Presença em Osasco ou mesmo em São Paulo”, informa.

Anterior Indústria da agricultura de precisão cresce a taxa anual de 13,6%
Próximos MP da Lei de Informática prevê auditoria externa para investimentos

16 Comments

  1. Gladia
    6 de dezembro de 2017

    Eu mesma estou sem internet em Belo Horizonte porque minha operadora regional é cliente da Eletronet.

  2. Joelma
    7 de dezembro de 2017

    E compricado preciso da net pra trabalho ficar sem rede foi prejuizo finanseiro não sei como recuperar 1 dia perdido.e agora quem me restitui?? Paguei e não recebi. muito brava

  3. 7 de dezembro de 2017

    Eu to sem em itacare na bahia. Ta froids ficar sem. Preciso trabalhar mas fazer oq ne? Esperar…

  4. Jean
    7 de dezembro de 2017

    Eu também na Bahia.

  5. 7 de dezembro de 2017

    Alguma previsão ou informaçao atualizada do que aconteceu de verdade e como solucionar? Necessario uma revisao geral no cabeamento pois um cabo assim nao se rompe do nada. Necessario um plano B p quando isso ocorrer. Estou com trabalhos atrasados e parado.

  6. 7 de dezembro de 2017

    Infelizmente imprevistos acontecem e a gente tem que aguardar .
    Porém quem necessita muito da internet pode recorrer a outras operadoras como redundância.
    Fica preso em um só link é burrice.

  7. PAULO Carvalho Moreira
    7 de dezembro de 2017

    Eu também estou a 2 dias sem Internet. E preciso para fazer estudos de escola .Agora esta tudo aguardando a Internet voltar .Eu sou de Ibirité MG

  8. Rhavy
    7 de dezembro de 2017

    Sul do Maranhão inteiro com a internet sem valer nada velocidade da internet e medida não tem diferença

  9. 8 de dezembro de 2017

    Não sei como esse pessoal que esta sem trabalhar, estudar acesso esse site para comentar.

  10. Anna limah
    8 de dezembro de 2017

    Olá bom dia , sou de Eldorado do Carajás PA , e estávamos sem internet a 3 dias , porém precisamos ter paciência , pois esses problemas acontecem , devemos esperar . Obrigada pelo trabalho de vcs e da REporter que escolheram para nós passaram os avisos. Obrigada.

  11. junio
    8 de dezembro de 2017

    iai hj e sexta e nada

  12. Diego Antônio
    8 de dezembro de 2017

    E aí pessoal, teve algum progresso esse reparo?

  13. 8 de dezembro de 2017

    alguém sabe se ja foi reparado os cabos?

  14. 11 de dezembro de 2017

    Notícias atualizadas Eletronet (Um amigo postou em um grupo de whatsapp. Conforme ele me falou, o serviço não foi terminado).

    Cabo OPGW substituído pelas equipes de linha.

    Agora equipes de Telecom instalando caixas de emenda entre as torres 127 e 128, para iniciar a fusão das fibras.
    Preparando a torre 127 para a escolta da caixa de emenda e amarração na torre. Na sequência a equipe de linha libera a ponta do cabo para as fusões entre o cabo novo e o velho.

    • wesley
      11 de dezembro de 2017

      quero sabe qual é previsão para isso tudo acaba

  15. Andre
    13 de dezembro de 2017

    Eletronet = Eletrolixo