Receita da SES cresce 9,3% em mercados emergentes


A operadora de satélites SES apresentou nesta sexta-feira (26) os resultados financeiros no primeiro semestre de 2013. A receita de 910,5 milhões de euros foi 2,1% maior do que a registrada no ano anterior. O Ebitda somou 662 milhões de euros, 0,5% menor do que o registrado um ano antes, com margem de 72.7%, ante 74.6% no primeiro semestre de 2012. 

O lucro operacional somou 408,6 milhões de euros, praticamente estável em relação aos 411,5 milhões um ano antes. O lucro do grupo ficou em 268 milhões de euros, abaixo dos 298,7 milhões um ano antes. 

De acordo com o presidente e CEO da operadora de satélites, Romain Bausch, a companhia cresceu em todos os mercados de atuação, com destaque para os emergentes, mas a comparação anual foi afetada pelo processo de digitalização da TV em abril de 2012. “Uma lista impressionante de acordos recentemente assinados com as operadoras de DTH demonstra o sucesso da nossa estratégia de crescimento em mercados emergentes, com a Oi no Brasil, Cignal TV Digital, nas Filipinas, Sky Vision, na Indonésia, bem como Platco Digital e Wananchi na África”, declarou Bausch. Segundo o executivo, a receita destas regiões aumentou 9,3% em relação a primeiro semestre de 2012. 

O investimento da SES na O3b Networks deve ampliar a importância dos mercados emergentes para a companhia, com a expectativa de lançamento, em setembro, de quatro satelites, o que permitirá o início das operações comerciais antes do final do ano.

A destacou ainda que tem mais três lançamentos de satélites previstos para 2013, o que deve acelerar o crescimento da receita no segundo semestre do ano nos mercados emergentes. O atraso no lançamento de satélites, já indentificado, no entanto, deve impactar o resultado da companhia em 18 milhões de euros em 2013. 

A operadora ainda frisou que reduzirá as “despesas de capital no próximo período o que, juntamente com o aumento da receita e EBITDA, vai entregar forte crescimento no fluxo de caixa, que pode ser aplicado a novos investimentos e aquisições e/ou ser devolvido para os acionistas”. (Da redação)

 

Anterior Operadoras de banda larga fixa continuam dentro das metas estabelecidas pela Anatel em junho
Próximos Governo indica novos integrantes do conselho consultivo da Anatel