Receita aprova uso de tablets para entrega de declarações do IR


Este ano, além de smartphones, os contribuintes poderão usar tablets para envio de suas declarações de Imposto de Renda à Receita Federal. O uso do dispositivo foi normatizado por resolução do órgão, publicada nesta sexta-feira (21). No ano passado, cerca de 7 mil contribuintes entregaram as declarações por aparelho móvel.

O envio por meio de tablets e smartphones será permitido, exceto para quem teve rendimentos no exterior acima de R$ 10 milhões, ou ganhos de capital com a alienação de bens e direitos. Os aplicativos estarão disponíveis em versões para o sistema Android (Google Play) e IOS (App Store).

Para quem tem certificação digital, a Receita disponibilizará a Declaração de Ajuste Anual Pré-preenchida, também normatizada nesta sexta-feira. O documento contém algumas informações relativas a rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.

A entrega da declaração em disquetes, permitida até o ano passado, não será mais aceita pelo fisco. O início de recebimento das declarações será no dia 6 de março e o final, dia 30 de abril.

A tabela do IR foi corrigida em 4,5% para as declarações relativas a 2013, na comparação com o ano anterior. Desta forma, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 25.661,70 no ano passado será obrigado a declarar.(Da redação)

Anterior Oi convoca assembleia para aprovar fusão
Próximos Sky inicia oferta de internet 4G em Natal