Real Solução entra no mercado de VoIP residencial


O mercado de VoIP (voz sobre IP) parece longe de estar saturado. A Real Solução é a mais nova operadora VoIP a entrar na disputa por uma fatia das chamadas realizadas por computador. Voltada para o usuário final, a empresa conta com um WebPhone, telefone virtual acessado por meio de uma página da internet, para …

O mercado de VoIP (voz sobre IP) parece longe de estar saturado. A Real Solução é a mais nova operadora VoIP a entrar na disputa por uma fatia das chamadas realizadas por computador. Voltada para o usuário final, a empresa conta com um WebPhone, telefone virtual acessado por meio de uma página da internet, para atingir 20 mil clientes em seu primeiro ano de funcionamento. Segundo Marcelo Merenda, presidente da empresa, foram investidos R$ 2,5 milhões em plataforma e estrutura, para o lançamento do serviço, e “serão investidos mais R$ 2,5 milhões ainda este ano, para o desenvolvimento de novos serviços, como PABX virtual”.

O objetivo da empresa é atingir entre 15 e 25 milhões de minutos por mês dentro dos próximos três anos. Os principais obstáculos, segundo Merenda, estão na falta de cultura do usuário em utilizar VoIP e a falta da última milha na penetração de banda larga no país. “A infraestrutura nesse sentido é precária, em âmbito nacional. Por isso estamos nos concentrando inicialmente nas maiores cidades”, explica o executivo. Ele acrescenta ainda a desagregação de redes e o leilão de banda como fatores essenciais para o crescimento da competição no setor, e consequentemente a ampliação de usuários de VoIP.

O foco da Real é o mercado residencial, com um serviço pré-pago, cujos créditos podem ser comprados  por cartão de crédito e boleto bancário. A empresa possui hoje dez pontos de presença (POP, na sigla em inglês) em cidades brasileiras, e espera acrescentar mais cinco até o final do ano. Planos com número de entrada só estão disponíveis para o mercado paulista, mas o objetivo é “oferecer números de entrada em todas as cidades onde temos POPs”, destaca Merenda. Ele aposta no atendimento como o principal diferencial da Real no mercado: “realizamos o atendimento por chat, telefone ou email, 24 horas por dia, sete dias por semana, e não são todas as empresas de VoIP que oferecem isso”, conclui.

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