Rádio digital: Costa negocia contrapartidas com os donos do padrão IBOC.


 O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou ontem, durante a solenidade de abertura do 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, da Abert, que já manteve reuniões com os detentores da tecnologia norte-americana IBOC (In Band On Channel) e ouviu deles a garantia de que não serão cobrados royalties das emissoras de  rádio brasileiras. O governo brasileiro …

 O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou ontem, durante a solenidade de abertura do 24º Congresso Brasileiro da Radiodifusão, da Abert, que já manteve reuniões com os detentores da tecnologia norte-americana IBOC (In Band On Channel) e ouviu deles a garantia de que não serão cobrados royalties das emissoras de  rádio brasileiras.

O governo brasileiro não decidiu, contudo, qual será a tecnologia escolhida para a rádio digital, embora os radiodifusores comerciais já tenham definido o padrão IBOC como o de sua preferência.Na solenidade, Costa disse, porém, que além dos testes que já estão sendo feitos com o IBOC, serão realizados também testes com a tecnologia européia – a DAB (Digital Audio Broadcasting), embora ele tenha afirmado que esta tecnologia não é adeqüada para as rádios AM e FM, mas sugeriu que esse padrão poderá ser adotado para as rádios OC (de onda curtas, só usadas na Amazônia).

“Agora é a hora da rádio digital”, conclamou o presidente da Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão -, Daniel Slavieiro, durante a abertura do Congresso.

Lula
O presidente Lula, também presente no evento, respondeu, indiretamente, às críticas feitas por Slavieiro  ao presidente Hugo Chávez, que recentemente cassou a concessão da TV comercial de seu país. “ A democracia não permite e não aceita donos da verdade. Eu não seria o que sou hoje se não fossem as críticas e elogios feitos pelos jornais, revistas, rádios e televisões brasileiros. No Brasil, nós temos instituições sólidas. A Polícia Federal, o Ministério Público vão continuar a fazer suas investigações”, afirmou o presidente, assinalando, que, aqui, a liberdade de imprensa é absoluta.

Anterior Internet no Brasil: e-gov é maior que e-commerce
Próximos Presidente da PT está no Brasil, em meio a notícias de que o alvo é a Telemar.