Qualcomm se alia a Samsung para desenvolver small cell 5G


Fabricante de chips móveis anunciou nova plataforma para smartphones intermediários, o Snapdragon 675, um novo módulo de antena para redes 5G, e demonstrou a realização de chamada usando o espectro de 3,5 GHz em evento na China.

A Qualcomm e a Samsung Electronics estão trabalhando em conjunto para desenvolver small cells para a rede 5G. As duas empresas já possuem soluções. A Samsung vai embarcar em suas small cells 5G o Qualcomm FSM100xx, uma plataforma fabricada em processo de 10 nanômetros capaz de usar frequências sub-6 GHz e de ondas milimétricas.

O anúncio foi durante o evento 4G/5G Summit, que acontece em Hong Kong, na China. A Qualcomm anunciou ali outras novidade. A companhia lançou o chipset Snapdragon 675, indicado para celulares intermediários. Os primeiros produtos com a plataforma devem chegar ao mercado no começo de 2019.

Mas não foi só. A companhia também mostrou no evento um novo modem para ondas milimétricas, batizado QTM052, já compatível com o padrão 5G NR definido pela 3GPP, e 25% menor que o modelo anterior, lançado em julho. O módulo deve ser lançado em 2019, e vai equipar as antenas dos smartphones que usarem o chipset Snapdragon X50 5G. Funcionará com até 800 MHz de frequências agregadas na faixa de 26 GHz, 28 GHz e 40 GHz.

Por fim, a empresa também demonstrou a capacidade de seus chips de realizarem chamadas 5G usando espectro sub-6 GHz. A exibição aconteceu em parceria com a Ericsson, fabricante de equipamentos de rede sueca. No caso, o teste aconteceu usando um protótipo de celular equipado com o X50 e modem capaz de se conectar a redes de 3,5 GHz, criadas através dos equipamentos AIR 6488 da Ericsson.

Anterior Oi volta a ter direito de voto na Pharol
Próximos Implantação de cidades inteligentes esbarra em órgãos estatais e concessões