shutterstock_chungking_Tecnologia_tendencia_TIC_TI_chip

Imagem ilustrativa de circuito integrado

A Qualcomm anunciou nesta segunda-feira, 20, o lançamento da plataforma 205, um chipset para feature phones com conectividade 4G LTE. O novo system on chip (SoC) da empresa traz embarcado, também, componente WiFi, para conexão de dados independentemente da existência de sinal móvel.

A empresa diz que o objetivo é atender a mercados emergentes, onde a venda de feature phones é forte. No mundo, cerca de metade dos celulares usados ainda é do tipo, conforme dados recentes da GSMA. Segundo a Qualcomm, esses mercados seriam a Índia, América Latina e sudeste da Ásia.

O SoC teria capacidade também de realizar chamadas de voz sobre LTE (VoLTE e de voz sobre WiFi (VoWiFi). A plataforma tem modem LTE categoria 4, que permite conexões de até 150 Mbps (download) e 50 Mbps (upload). Também é compatível com redes 3G e 2G.

Além disso, traz detalhes que bem poderiam estar em em smartphones de baixíssimo custo: processador de dois núcleos de 1,1 GHz, chip gráfico Adreno, câmeras de 3 megapixels (traseira e dianteira), tela VGA (resolução de 480 pixels), capacidade de streaming de vídeos HD, GPS, Bluetooth e suporte a sistemas operacionais baseados em Linux. O Adroid, do Google, é baseado em Linux, mas a Qualcomm não confirma se é possível rodá-lo.

Também tem encaixe idêntico ao dos processadores Snapdragon 210 e 212, usados em smartphones. Ou seja, os fabricantes não precisarão fazer grandes alterações nas placas que fabricam para celulares inteligentes se quiserem usar o novo SoC.