A Qualcomm anunciou ontem (11) o lançamento de novos chips para internet das coisas. Os produtos são destinados a atender a demanda crescente por equipamentos de captura de imagem, e trazem tecnologias específicas para processamento de vídeo, foto e aprendizagem de máquina.

São dois System-on-Chip (SoCs), modelos QCS605 e QCS603. Ambos trazem processadoras de sinal de imagem e de inteligência artificial. São baseados em arquitetura ARM multicore, de 10 nm, com um processador de vetores e GPU embutidos.

Fazem parte da chamada Plataforma de Visão Inteligente da fabricante, compatíveis com novos software de processamento para câmeras. Segundo a empresa, podem ser usados de câmeras a aparelhos de realidade virtual, em robótica e em telas inteligentes.

O foco em imagem fica mais evidente pela capacidade dos chips de lidarem com vídeo 4K a 60 quadros por segundo, ou 5,7 K a 30 quadros por segundo. A plataforma pode se conectar a sensores fotográficos de até 32 MP, com HDR. Em conectividade, vêm com modem WiFi MU-MIMO 802.11ac e Bluetooth. Sem menção a redes móveis.

Chegam ao mercado na segunda metade do ano. (Com assessoria de imprensa)