Qualcomm inaugura centro de referência em IoT no Brasil


Projetado pelo Freepik
Projetado pelo Freepik

A Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da Qualcomm Serviços de Telecomunicações Ltda., anuncia nesta terça-feira a inauguração do Qualcomm IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil. A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem por objetivo contribuir para a inovação no país.

 O Centro de Referência está localizado dentro do Smart Campus da Facens e terá o apoio do CPqD em seu primeiro projeto-piloto, focado no aprimoramento da segurança pública.  A iniciativa fará o monitoramento de veículos por meio do uso de visão computacional embarcada e redes wireless para IoT.

 Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior da Qualcomm Serviços de Telecomunicações e Presidente da Qualcomm para América Latina, explica a importância do Centro de Referência. “A Internet das Coisas tem um enorme potencial no Brasil. O Qualcomm IoT Reference Center é uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e contribuirá para a capacitação de profissionais que estejam envolvidos em projetos e negócios de IoT”, afirma. 

 Para Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS, mantenedora da Facens, “a criação desse Centro de Referência, conjuntamente com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e CPqD, seguramente será um marco para a criação do ecossistema de negócios de Internet das Coisas no país”, afirma.

Anterior Lei do Bem garante investimentos de R$ 10 bi em P&D
Próximos Interconexão vai crescer o dobro da internet até 2021, diz estudo