Qualcomm disponibiliza software que identifica celulares falsificados

Segundo a companhia, a plataforma já foi implementada com sucesso no Paquistão e deve ser concretizada em outros mercados nos próximos meses

A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (19) que disponibilizou para download o software DIRBS, uma plataforma de identificação, registro e bloqueio de dispositivos que pode ser usada na área de segurança móvel, além de auxiliar governos e agências reguladoras no combate ao uso indevido de dispositivos falsificados, ilegais e roubados. A plataforma pode ajudar na classificação de dispositivos e gerar listas baseadas em IMEI para fins de notificação, anistia e bloqueio.

A plataforma foi disponibilizada como software livre de download gratuito. O DIRBS já foi implementado com sucesso no Paquistão e deve ser concretizado em outros mercados nos próximos meses.

Segundo a companhia, os dispositivos falsificados são um problema significativo em todo o mundo e resultam em cerca de 45,3 bilhões de Euros em vendas perdidas para fabricantes a cada ano, de acordo com um estudo recente da União Europeia sobre Propriedade Intelectual publicado em fevereiro de 2017. “O compartilhamento gratuito da solução como software livre permitirá que o setor de telefonia móvel implemente rapidamente essa poderosa tecnologia para ajudar a resolver problemas relacionados à falsificação em todo o mundo”, afirma Mohammad Raheel Kamal, diretor sênior da Qualcomm.(Com assessoria de imprensa)

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10392