Qualcomm disponibiliza software que identifica celulares falsificados


A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira (19) que disponibilizou para download o software DIRBS, uma plataforma de identificação, registro e bloqueio de dispositivos que pode ser usada na área de segurança móvel, além de auxiliar governos e agências reguladoras no combate ao uso indevido de dispositivos falsificados, ilegais e roubados. A plataforma pode ajudar na classificação de dispositivos e gerar listas baseadas em IMEI para fins de notificação, anistia e bloqueio.

A plataforma foi disponibilizada como software livre de download gratuito. O DIRBS já foi implementado com sucesso no Paquistão e deve ser concretizado em outros mercados nos próximos meses.

Segundo a companhia, os dispositivos falsificados são um problema significativo em todo o mundo e resultam em cerca de 45,3 bilhões de Euros em vendas perdidas para fabricantes a cada ano, de acordo com um estudo recente da União Europeia sobre Propriedade Intelectual publicado em fevereiro de 2017. “O compartilhamento gratuito da solução como software livre permitirá que o setor de telefonia móvel implemente rapidamente essa poderosa tecnologia para ajudar a resolver problemas relacionados à falsificação em todo o mundo”, afirma Mohammad Raheel Kamal, diretor sênior da Qualcomm.(Com assessoria de imprensa)

Anterior Globenet inaugura PIX central em Fortaleza
Próximos TCU só libera Telebras para atuar na fronteira com Venezuela. Milhares de pontos Gesac continuam suspensos