Quais metrópoles brasileiras têm LTE mais disponível?


Nem São Paulo, nem Rio de Janeiro ficam no topo das cidades em que o usuário consegue se conectar com mais frequência e por mais tempo numa rede 4G. Em termos de velocidade, Porto Alegre tem o LTE mais rápido do país.

A empresa de pesquisa em telefonia móvel OpenSignal divulgou hoje (12) uma lista das metrópoles brasileiras com cobertura LTE (4G) “mais disponível”. Pela metodologia, é medida a quantidade de vezes locais em que celulares com aplicativos da consultoria encontram e permanecem conectados a uma rede 4G.

A análise indica que as grandes cidades do país têm uma disponibilidade de rede acima de 73%. Belo Horizonte, conforme o relatório, sai-se melhor entre as 14 grandes cidades avaliadas. A capital mineira tem disponibilidade de 81,1%. A segunda colocada é Goiânia, 79,5%, e a terceira, Salvador, com 79%. O Rio de Janeiro tem o pior resultado, com média de 73,1% de disponibilidade do sinal 4G.

Todas as 14 maiores cidades do país, em termos populacionais, ficaram com média acima do restante do país, em que os usuários encontram LTE em 66,8% do tempo. A OpenSignal indica que os números tendem a melhorar nas capitais, com a liberação do espectro de 700 MHz para uso das operadoras.

Velocidade

Além da disponibilidade, o levantamento mediu também a velocidade média de conexão nas mesmas cidades. Porto Alegre, no caso, foi a capital com melhor desempenho, com 25,2 Mbps de download, em média, e 8,8 Mbps de upload.

Em seguida vem Brasília, com 21,9 Mbps de upload e 8,8 Mbps. Em terceiro, aparece Curitiba, com 21,1 Mbps e 6,9 Mbps respectivamente. A conexão é mais lenta, das 14 cidades analisadas, em Manaus. Ali, o usuário navega a 13,3 Mbps, e sobe arquivos a 4,9 Mbps, em média.

Anterior Suspensão de conselheiros de Pharol e Société Mondiale na Oi vai até aporte de R$ 4 bi
Próximos Netflix é a OTT mais utilizada no Brasil

2 Comments

  1. 12 de setembro de 2018

    Só nesse blog pra ver artigo como esses . Que leio sempre os artigos e sempre fico com vontade de mais . Obrigado

  2. Rogério Pires
    12 de setembro de 2018

    Tenho o App da Open Signal instalado e vejo o quanto em uma mesma cidade a rede da operado (no meu caso) a TIM é heterogênea! Na região do meu trabalho a média no 4G é de apenas 5Mbps e onde moro é 28 a 30Mbps. Agora a disponibilidade do sinal 4G da TIM (Uberlândia-MG) é praticamento em 100% do tempo!