PROTESTE lança campanha contra cobrança indevida na conta de celular


A Proteste – Associação de Consumidores lançou hoje, 15, a campanha Controle sua Conta. A iniciativa ensina os consumidores a controlar o consumo de telefonia. Também oferece orientações jurídicas aos usuários que identifiquem problemas na fatura. A campanha fica no ar até 11 de dezembro.

Segundo a associação, as cobranças indevidas são frequentes nas contas de telefonia celular. Em pesquisa realizada com 411 consumidores, cerca de 60% apontou já ter tido cobrança indevida. Destes, 66% procuraram a operadora, mas 38% dos que procuraram não tiveram retorno sobre a reclamação. Apenas 8,5% dos reclamantes foi reembolsado com correção, com um tempo médio de espera de 37 dias.

A pesquisa constatou que há falta de informação aos consumidores. Metade não entende como é feita a cobrança, e não vai atrás para receber seu contrato e a conta detalhada: 55% não receberam o contrato e 14,3% não recebem a conta detalhada, e não buscam essa informação. Os dados foram coletados nos meses de agosto e setembro últimos, por meio de questionários enviados para uma amostra de homens (32,6%) e mulheres (67,4%) com mais de 18 anos de idade, 38% com superior completo, das cinco regiões do país.

Os participantes tinham idade média de 48 anos, e 19% deles apontaram enfrentar situação financeira difícil, e 6,6% muito difícil. E 49,4% disseram ter renda suficiente para arcar com as despesas. Entre eles, 39% têm plano da Vivo e 21,6% TIM; 24% Claro e 9,4% Oi. Pouco mais da metade, 51%, tem plano pós-pago; 31,9% pré-pago e 17% tem plano controle. A Proteste orienta o consumidor que não reconheça algum dos itens cobrados na fatura a entrar em contato com a operadora. (Com assessoria de imprensa)

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