Proposta de política industrial prevê redução de importação


O projeto de política industrial do governo contará com medidas que incentivem uma espécie de substituição de importação em determinados setores, além de redução de impostos, antecipou o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. Ele disse que a idéia é atrair empresas que vendem muito ao Brasil para que se instalem aqui. Com isso, espera reduzir …

O projeto de política industrial do governo contará com medidas que incentivem uma espécie de substituição de importação em determinados setores, além de redução de impostos, antecipou o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge. Ele disse que a idéia é atrair empresas que vendem muito ao Brasil para que se instalem aqui. Com isso, espera reduzir as importações brasileiras e, ao mesmo tempo, dar mais competitividade para as empresas poderem exportar.

A nova proposta de política industrial do país deve ser concluída nos próximos 15 dias e será apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre as desonerações previstas está a desoneração do PIS/Cofins e a redução do prazo para aproveitamento de crédito.

Entre os 25 setores que serão contemplados com a nova política estão o de tecnologia da informação, de eletroeletrônicos, de saúde e de defesa.

Para a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), que apresentou sugestões à proposta de política industrial, defende a remuneração dos investimentos realizados. A entidade reclama do fato de que a importação de insumos cujo uso não é exclusivo da indústria eletroeletrônica muitas vezes tem tributação superior à de produtos finais importados.

Outra reivindicação da Abinee é de estender à indústria os benefícios da Lei de Inovação – que reduz o IPI e o Imposto de Renda sobre bens e atividades ligadas à pesquisa e desenvolvimento. O setor já tem acesso aos benefícios da Lei da Informática, com redução de impostos sobre a produção e o comércio de bens finais para as empresas que investem 5% de seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento.(Da Redação com agências)

Anterior Posse de conselheiros da Anatel será terça(18)
Próximos Telmex lançará IPTV no México no terceiro trimestre