Proposta de leilão da banda H será apreciada em novembro pela Anatel


A proposta de edital para licitação da banda H (3G) será apreciada pelo Conselho Diretor da Anatel na segunda semana de novembro. A relatora das matérias, conselheira Emília Ribeiro, prevê que o leilão ocorra entre março e abril de 2010, depois de passar por consulta pública por um prazo de 60 dias. Segundo Emília, a …

A proposta de edital para licitação da banda H (3G) será apreciada pelo Conselho
Diretor da Anatel na segunda semana de novembro. A relatora das matérias, conselheira Emília Ribeiro, prevê que o leilão ocorra entre março e abril de 2010, depois de passar por consulta pública por um prazo de 60 dias.

Segundo Emília, a proposta da banda H deve beneficiar a entrada de novos competidores no mercado e a expectativa da agência é de que obtenha resultado semelhante ao alcançado pelo leilão da 3G, em dezembro de 2007. Os recursos arrecadados com esse leilão superaram R$ 5,4 bilhões e as operadoras ficaram obrigadas a estender a cobertura para todas as sedes de municípios brasileiros até 2010.

A relatora não tem conhecimento do interesses de novas operadoras, mas reconhece que o país, que teve uma reação altamente positiva durante a crise mundial, tornou-se um mercado ainda mais atrativo. Além disso, o número de acessos móveis do país ultrapassa a casa dos 165 milhões, enquanto a banda larga móvel responde por seis milhões de acesso, ou um terço de todas as conexões em banda larga do Brasil.

A única empresa que já declarou interesse na banha H, com 15 MHz de largura, é a Nextel. Mas fontes do governo apontam o interesse da gigante japonesa NTT DoCoMo e até da própria Vivendi, francesa, que disputa a GVT com a Telefônica.

A decisão sobre a matéria, entretanto, poderá atrasar em função da saída do conselheiro Plínio de Aguiar, cujo mandato acaba dia 5 de novembro. Caso não haja indicação para a vaga, votações importantes ficam inviabilizadas.

Anterior Enterasys lança switches de rede de alto desempenho
Próximos TIM lança aplicativo para acesso a e-mails no celular