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WhatsApp vira canal para provedores em busca de “redes neutras”

Em menos de uma semana no ar, comunidade atrai cerca de 700 profissionais ligados a ISPs interessados em ofertar e contratar o uso de portas de fibra de terceiros
WhatsApp vira balcão de negociação de redes neutras para provedores
Comunidade no WhatsApp vira balcão de negociação de redes neutras (crédito: Freepik)

Em menos de uma semana desde a sua criação, uma comunidade no WhatsApp já reúne cerca de 700 profissionais ligados ao mercado de provedores de serviços de internet (ISPs). O que eles fazem ali? À semelhança de uma mesa de negociação, ofertam e demandam infraestruturas ociosas que podem servir de “rede neutra”.

Criada por Rodrigo Oliveira, diretor-geral da SCM Engenharia de Telecomunicações, consultoria especializada na regularização de provedores, a comunidade “Redes Neutras do Brasil” é composta por 28 grupos – um para cada unidade federativa (estados e DF), além de outro de abrangência nacional.

Segundo ele, embora a rápida adesão de profissionais do mercado tenha surpreendido, os ISPs têm buscado uma aproximação maior com concorrentes como forma de otimizar as redes de bandar larga fixa.

“Os provedores estão trocando portas de fibra”, diz o executivo. “Contratar uma empresa de rede neutra ainda é caro. Então, sabendo que outro provedor tem uma rede ociosa, quem tem interesse em usar ou disponibilizar a infraestrutura busca fazer negócio”, resume.

Até o momento, a comunidade é largamente povoada por profissionais de ISPs de pequeno e médio portes. Inicialmente, era apenas um grupo. No entanto, para facilitar as negociações entre empresas que atuam na mesma localidade, os grupos estaduais e do Distrito Federal foram criados.

Na avaliação de Oliveira, os recursos do aplicativo de mensagens permitem criar um ambiente de negócios para troca de portas de fibra e compartilhamento de infraestrutura. Além disso, como os participantes podem enviar mensagens, também há espaço para explicações a respeito de como funcionam as redes neutras e do uso da infraestrutura de terceiros.

“O provedor passa a ver que, em algumas situações, em vez de passar o cliente para outra empresa, ele mesmo pode alugar uma porta e atender o assinante. Isso ainda abre caminho para outras negociações, ou mesmo permuta de portas de fibra”, ressalta o diretor-geral da SCM.

Essa não é a primeira vez que a consultoria utiliza o WhatsApp para aproximar os ISPs e manter contato com os eventuais clientes. Em outra comunidade, a empresa administra grupos sobre diversos temas relacionados às operações dos provedores, como dúvidas regulatórias, planejamento tributário e redes privativas.

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