PromonLogicalis implementará rede WiFi da TIM


A TIM escolheu a PromonLogicalis como implementadora para a expansão de sua rede WiFi. A operadora instalará até o final do ano 10 mil pontos de acesso para conexão à internet sem fio WiFi, usando a rede de fibra óptica da Intelig e da TIM Fiber, que já contabilizam respectivamente 15 mil km e 5,5 …

A TIM escolheu a PromonLogicalis como implementadora para a expansão de sua rede WiFi. A operadora instalará até o final do ano 10 mil pontos de acesso para conexão à internet sem fio WiFi, usando a rede de fibra óptica da Intelig e da TIM Fiber, que já contabilizam respectivamente 15 mil km e 5,5 mil km instalados. Os equipamentos utilizados serão fornecidos pela Cisco.

A expansão da rede WiFi da TIM é uma estratégia para preparar a companhia para a expansão do tráfego de dados. A offload via WiFi tem se consolidado como uma das principais formas de as operadoras oferecerem aos usuários velocidades maiores para aplicações de dados – especialmente em ambientes de alta concentração de pessoas, como aeroportos, estádios de futebol e shopping centers – sem a necessidade de altos investimentos em infraestrutura ou comprometimento do desempenho do 3G, segundo o diretor de soluções da PromonLogicalis, Julian Nakasone.

Segundo a consultoria A.T. Kearney, o volume de dados móveis no Brasil deve crescer 53% entre 2012 e 2015. Um estudo recente da Cisco, Visual Networking Index, aponta que em 2016, mais da metade do tráfego da internet no mundo será via WiFi, e no Brasil 47% dos dados devem cruzar a rede WiFi, o que exige das empresas de telefonia móvel investimentos na preparação da infraestrutura para suportar o aumento da demanda.

O investimento da TIM em WiFi teve início no final de 2011, quando foi implantada a rede de banda larga móvel em alta velocidade na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Atualmente, o serviço TIM WiFi está disponível em 11 aeroportos do país no total e a operadora planeja a instalação em áreas de grande concentração populacional e de tráfego 3G. A nova rede faz parte do plano de expansão de rede da empresa para a Copa do Mundo de 2014. (Assessoria de imprensa)

Anterior Claro aposta em banda larga ilimitada para planos pré e pós-pagos
Próximos Oi investe R$ 50 milhões na infra da Rio+20