Programa Pernambuco Conectado divulga vencedores da licitação


Negócio fotografia desenhado por Creativeart - Freepik.com
Creativeart – Freepik.com

O governo pernambucano divulgou o resultado final da licitação para a construção da rede corporativa do estado, que interligará todos os órgãos públicos. O primeiro lote do programa Pernambuco Conectado foi vencido pelo consórcio Pernambuco Inovador, formado pelas empresas Embratel/Claro, Primesys e Smart Network, para implantação da rede de dados. A Oi ficou com o lote 2, de telefonia fixa. A Claro venceu o lote 3, de telefonia móvel.

O consórcio Pernambuco Inovador (Embratel/Claro e Primesys) ficou com o lote 4 e a Smart Network venceu o lote 5, ambos relativos à internet. O programa é composto por serviços integrados de telecomunicações, prestados mediante celebração de contrato mater sob a gestão da Secretaria de Administração, para atendimento aos órgãos e entidades do estado. As instituições públicas de todas as esferas e poderes da Administração Pública também podem aderir ao PE Conectado. Para isso, elas precisam estar geograficamente presentes no estado de Pernambuco.

A divulgação do resultado do leilão foi precedida de uma criteriosa análise de toda a documentação das empresas validadas, já que houve recursos contra os resultados de todos os lotes. O tribunal de Contas do estado também liberou a contratação das empresas vencedoras.

Segundo o governo, os novos contratos trarão uma significativa redução de gastos para o estado que, anualmente, poderá economizar cerca de R$ 200 milhões em todos os serviços de telecomunicações, objetos da licitação. A modernização das redes estaduais vai beneficiar milhões de pessoas, prevê o governo estadual.

A Embratel, uma das vencedoras do leilão, vai investir R$ 180 milhões para oferecer soluções de telecomunicações, TI e mobilidade para o Projeto Pernambuco Conectado (PE Conectado II). A empresa vai ampliar a rede já existente e aumentará a oferta de serviços de dados, voz, segurança de rede, WiFi, Comunicação Unificada e Contact Center.

São contemplados os serviços de telefonia móvel com custo zero para tráfego intragrupo móvel-móvel, móvel-fixo e fixo-móvel. O projeto também engloba as soluções de segurança de redes e acessos, help-desk, gerência da rede (disponibilidade e confiabilidade, configuração e provisionamento, falhas e suporte, desempenho e qualidade, coleta e tratamento dos dados, avaliação do desempenho de redes), videoconferência, videomonitoramento de vias públicas e prediais, e outros serviços correlatos. A iniciativa amplia o desenvolvimento de aplicações a serem implementadas para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão.

Anterior Pietro Labriola é o novo presidente da TIM Brasil
Próximos Investimentos em TI no Brasil crescem 9,8% em 2018

1 Comment

  1. Paulo Claudio Meneses
    4 de Abril de 2019

    Esse site é uma piada. Parece mensageiro da Embratel. Vocês deviam checar os fatos antes de publicar notícia pronta.
    Nao houve divulgação alguma de vencedores. Pelo contrário, o processo está parado pois a Embratel está sendo investigada por ter usado atestados falsos na licitação. Qual a responsabilidade do site ao divulgar notícias erradas de forma seletiva e não divulgar o que realmente está acontecendo?
    Por fim, o PE Conectado não é um “programa”.