Produção no setor de informática, eletrônico e produtos ópticos sobe 1,2% em junho


Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
Business vector created by Timmdesign – Freepik.com

A produção industrial recuou 0,6% em junho frente a maio, mas a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos avançou 1,2%. Na comparação com igual mês do ano passado, a alta foi maior, de 3,2%, conforme aponta pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 1º.

No acumulado do ano, entretanto, a produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos está negativa em 6,6%, com a redução da fabricação de televisores. Nos últimos 12 meses, a queda é ainda mais expressiva, de 8,5%, pior resultado entre todos os segmentos analisados.

A produção industrial nacional teve o segundo resultado negativo consecutivo. A perda acumulada nesse período foi de 0,7%. No confronto com junho de 2018, a indústria recuou 5,9%, após registrar expansão de 7,4% em maio, quando interrompeu dois meses consecutivos de queda: março (-6,2%) e abril (-3,9%).

PUBLICIDADE

O setor industrial acumulou queda de 1,6% nos seis primeiros meses de 2019. O acumulado nos últimos doze meses (-0,8%) mostrou perda de ritmo frente ao resultado de maio (0,0%) e permaneceu com a trajetória predominantemente descendente iniciada em julho de 2018 (3,3%).

Anterior TCU paralisa processo “irregular” de contratação do SGDC2 pela Telebras
Próximos Conselheiro Andrade quer PLC 79 na Comissão de Economia, antes de votado no plenário do Senado