Produção na área de informática e eletrônicos avança 0,3% em novembro


A fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos avançou 0,3% em novembro de 2019 frente ao mês anterior, na contramão da produção industrial, que caiu 1,2%. Na comparação com igual mês do ano anterior, a alta foi de 2,8%.

A pesquisa do IBGE, divulgada nesta quinta-feira, 9, porém indica que no acumulado do ano da produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos o desempenho continua negativo em 1,7%, na comparação anual. Já nos últimos 12 meses, a queda é de 2,8%.

O setor industrial como um todo teve queda de 1,2% em novembro em relação a outubro. Houve redução na produção das quatro grandes categorias econômicas e em 16 das 26 atividades pesquisadas nessa comparação. A queda de 1,2% elimina parte da expansão de 2,2% acumulada no período agosto-outubro de 2019. Com esses resultados, o setor industrial se encontra 17,1% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

No confronto com novembro de 2018, o total da indústria recuou 1,7%, interrompendo dois meses de resultados positivos consecutivos: setembro (1,1%) e outubro (1,1%). Assim, o setor industrial acumula queda de 1,1% no ano. O indicador acumulado em 12 meses recuou 1,3%.

Anterior Anatel e Ancine podem dividir espaço em Brasília
Próximos Nokia fechou 63 contratos para fornecimento de redes 5G

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *