Produção do setor de informática e eletrônicos aumenta 4% em abril


Business vector created by Timmdesign - Freepik.com
Business vector created by Timmdesign – Freepik.com

A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos avançou 4% em abril ante março deste ano. Mas frente ao mesmo mês de 2018, o recuo foi de 6,5%, como mostra pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta terça-feira, 4. A fabricação menor de televisores, computadores pessoais portáteis (laptops, notebooks, tablets e semelhantes), transmissores ou receptores de telefonia celular, antenas e computadores pessoais de mesa afetaram os números desse segmento.

De janeiro a abril, a taxa de produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos já está negativa em 11,3%, impactada também pela retração na fabricação de televisores. Nos últimos 12 meses, esse segmento é o mais mal colocado, com queda de 9,4%.

Nacional

Em abril de 2019, a produção industrial nacional variou 0,3% frente a março, eliminando, assim, parte do recuo de 1,4% observado em março. No confronto com abril de 2018 a indústria caiu 3,9%, após também registrar queda no mês anterior (-6,2%).

Assim, o setor industrial acumulou perda de 2,7% nos quatro primeiros meses de 2019. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao assinalar recuo de 1,1% em abril de 2019, permaneceu com a trajetória descendente iniciada em julho de 2018 (3,3%). Com esses resultados, o setor industrial ainda se encontra 17,3% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

Anterior Oi dobra municípios com fibra ótica e lança novos produtos de vídeos no Oi Play
Próximos Cliente da Oi poderá conectar sua TV convencional à internet