Produção de equipamentos de informática e eletrônicos despenca 23,7% em março, ano-a-ano


A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos recuou 1,3% em março frente ao mês anterior. Mas na comparação com igual mês do ano passado, a queda foi de 23,7%, conforme aponta a pesquisa mensal do IBGE, divulgada nesta sexta-feira, 3. No trimestre, a queda foi de 13%.

No acumulado nos últimos 12 meses, a variação negativa ficou em 6,7%. O resultado veio em decorrência da queda de fabricação de televisores, computadores pessoais portáteis (laptops, notebooks, tablets e semelhantes), telefones celulares, transmissores ou receptores de telefonia celular, antenas, computadores pessoais de mesa (PC desktops) e máquinas automáticas digitais para processamento de dados.

Em março de 2019, a produção industrial nacional mostrou recuo de 1,3% frente ao mês imediatamente anterior, eliminando, assim, o avanço de 0,6% observado em fevereiro último. No confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou redução de 6,1% em março de 2019 e marcou a queda mais intensa desde maio de 2018 (-6,3%). Assim, o setor industrial acumulou redução de 2,2% nos três primeiros meses de 2019.

PUBLICIDADE

A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, ao assinalar variação negativa de 0,1% em março de 2019, apontou o primeiro resultado negativo desde agosto de 2017 e permaneceu com a trajetória descendente iniciada em julho de 2018 (3,3%).

Anterior Ouvidoria da Anatel quer contribuições para proposta ao regulamento de fiscalização
Próximos Vivo irá vender o smartphone P30 Pro, da Huawei