Produção de equipamentos de informática e eletrônicos cai 1,9% em novembro


A produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos recuou 1,9% na passagem de outubro para novembro de 2018. Na comparação com novembro do ano passado, a queda é de 11,4%, o pior desempenho entre os setores analisados, como mostra a pesquisa do IBGE, divulgada nesta terça-feira (8).

No acumulado do ano, entretanto, o resultado é positivo em 4,3% e nos últimos 12 meses, a alta é de 5,2%. Esses desempenhos ainda são sustentados pela produção maior de televisores, em ano de Copa do Mundo de Futebol. Mas, no final do ano, a produção de TV caiu, assim como a fabricação de celulares.

Em novembro de 2018, a produção industrial nacional variou 0,1% frente a outubro, interrompendo quatro meses seguidos de taxas negativas, período em que acumulou queda de 2,8%. Em relação a novembro de 2017, a indústria caiu 0,9%, revertendo a expansão de 0,8% de outubro.

Os índices acumulados do ano (1,5%) e nos últimos 12 meses (1,8%) continuam positivos, mas o setor seguiu mostrando perda de ritmo frente aos meses anteriores, diz o IBGE. Greve dos caminhoneiros, desemprego e crise na Argentina contribuem para o desempenho discreto da produção industrial.

Anterior Vivo ativa rede de 700 MHz em mais 16 cidades de PR, SP e SC
Próximos Telefónica contrata segurança NAGRA para sua IPTV

Sem comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *