Produção de celular teve queda de 50% no final de 2008


Executivos dos diversos setores da indústria eletroeletrônica, que participaram de uma reunião da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) fizeram previsões para os diferentes segmentos e apontaram que o setor de componentes é o mais afetado pela crise, enquanto na área de telecomunicações um dos mais afetados foi o setor de celulares, que …

Executivos dos diversos setores da indústria eletroeletrônica, que participaram de uma reunião da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) fizeram previsões para os diferentes segmentos e apontaram que o setor de componentes é o mais afetado pela crise, enquanto na área de telecomunicações um dos mais afetados foi o setor de celulares, que apresentou queda na produção, nos últimos dois meses de 2008, chegando a quase 50% em relação a setembro/outubro.

Na avaliação dos executivos do grupo de telecom, o segmento de infra-estrutura ainda não está sentindo os efeitos da crise, em função de contratos feitos antes desta fase, o que permite manter o ritmo de atividade. No entanto, a área de equipamentos de comunicação para a área corporativa já está sentindo a retração; e o segmento de cabos, em função do alto custo da mão-de-obra local, está sofrendo o impacto da entrada de produtos importados. Para os executivos, em 2009 deverá haver forte redução de demanda em relação a 2008.

O segmento de componentes, que já tem um quadro histórico de fragilidade, é o que mais está sentindo a atual crise, por refletir diretamente o que ocorre com os bens finais. Já os executivos da área de informática disseram que estão com muita dificuldade para prever a atividade em 2009. Segundo eles, as licitações governamentais ainda estão ocorrendo e devem gerar demandas por mais três meses. O segmento corporativo está com baixa demanda, enquanto o varejo está apresentando forte queda. A área acredita que se a situação continuar assim, o mercado cinza deverá voltar a ocupar destaque no mercado de PCs no Brasil. (Da redação, com informações da assessoria de imprensa)

Anterior Setor eletroeletrônico já demitiu 3 mil trabalhadores
Próximos Minicom cancela pregão suspenso e deve lançar novo edital