Portugal Telecom vende participação de operadora em Macau


 

A Portugal Telecom, acionista da Oi, anunciou a venda dos 28% de ações que possui na CTM – Companhia de Telecomunicações de Macau, deixando a operação naquele país asiático. A venda será feita para a empresa de Hong Kong,  Citic Telecom, que também irá comprar a particitação de 51% da Cable &Wireless.

 

No total, o negócio  vale US$ 1,16 bilhão de dólares, cabendo à operadora portuguesa um total de US$ 411,6 milhões (ou 308 milhões de euros). A Citic Telecom e a PT celebraram ainda um acordo de aliança estratégica em algumas áreas de colaboração no setor de telecomunicações e na identificação de oportunidades de investimento em tecnologias de informação e comunicação (TIC).

 

Com esta venda, a PT fica apenas no mercado asiático, com a operação na Timor Telecom, onde detém a gestão.O valor total do negócio pode ser um pouco maior, conforme o comunicado, pois está “sujeito a certos ajustes, tendo como referência uma posição líquida de caixa/dívida nula e um nível normal de fundo de maneio. A 31 de Dezembro de 2012 a CTM registou uma posição de caixa líquida no montante de 70 milhões de dólares”.

Foco no Brasil
Os recursos obtidos com a venda de ativos devem ser investidos, prioritariamente no Brasil e na África, conforme entrevista do presidente da operadora portuguesa, Zeinal Bava, à Reuters. Atualmente, a Portugal Telecom tem dado apoio técnica à Oi em sua expansão de TV e Fiber To The Home (FTTH). (Da redação com agências internacionais)



Anterior Europa começará mercado pan-regional com "Lei de Antenas"
Próximos Uso de dados móveis é maior em smartphones que em tablets