Porto Digital premia solução de monitoramento de energia em indústria


O Porto Digital divulgou nesta segunda-feira (24) o resultado final do Desafio Cidades Ecointeligentes, promovida em parceria com as Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e Sustentabilidade e Meio Ambiente (SEMAS) de Pernambuco. O primeiro lugar ficou com o Economiza Industrial, solução para tornar o uso de energia elerica mais eficiente a partir de monitoramento, análise de consumo e gerenciamento dos recursos.

O segundo lugar do desafio ficou com uma rede social estinada a impulsionar o compartilhamento de veículos entre pessoas no deslocamento para o trabalho, o Carona Sustentável. O terceiro lugar ficou com a versão residencial do Economize, que auxilia as pessoas a economizarem energia em suas casas através de monitoramento, automação, jogos e interação social. O quarto lugar ficou com um ambiente (software web) que facilite a coleta de informações do lixo eletroeletrônico a partir das Redes Sociais, e também, de dispositivos eletrônicos com acesso a internet.

Os projetos Economiza Industrial, Economize Residencial e E -Lixo Sustentável são startups que fazem parte da turma de recém-incubadas na CAIS do Porto. Além disso, o projeto Gestão e Comercialização de Ativos Excedentes, 5º colocado, faz parte de uma empresa graduada na incubadora do Porto Digital, a Bidcorp.

Ao todo, 29 projetos válidos foram submetidos, dentre os quais os cinco melhores foram premiados. A entrega da premiação aos vencedores acontecerá na próxima quinta-feira (27), no Auditório do Porto Digital.

O Desafio teve o objetivo de incentivar o surgimento de empreendimentos com soluções estratégicas, capazes de impactar positivamente a sustentabilidade nas cidades. Seu lançamento aconteceu no Chevrollet Hall, durante a programação da Campus Party Recife (CPRecife), maior evento de tecnologia do mundo. (Da redação)

Anterior Propriedade cruzada será debatida na audiência pública do STF sobre TV paga
Próximos PNBL tem 1 milhão de usuários e preocupa