O Ministério do Planejamento pretende publicar ainda este mês as novas regras que irão guiar a administração pública federal em relação a abertura do código fonte dos softwares vendidos ao governo. Segundo o secretário da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), Cristiano Heckert, a intenção do governo não é sair “vasculhando” os códigos fontes dos programas, mas sim criar uma salvaguarda – não diferente dos demais países –
“O que estamos fazendo, não é nada diferente do que outras nações fazem. A regra será mesma linha do que se adota nos Estados Unidos, na Índia ou na Comunidade Europeia. O Brasil não está inventando nada diferente do que os demais”, afirmou o secretário.
Segundo ele, a ideia é publicar um normativo como anexo ao E-Ping estabelecendo os critérios de auditoria, que serão referências para os gestores que forem contratar um produto ou software.
O problema é que não dá para ter a menor confiança em um g*verno brasileiro, a ponto de lhe entregar segredos industriais… Quem confiaria em um país onde a corrupção é a regra?… (seja de politicos, de funcionarios publicos, de membros do Judiciario, do que for…)