Pinheiro vai à Suécia para conhecer uso da faixa de 450 MHz na banda larga rural


O senador Walter Pinheiro (PT-BA) aproveitou o recesso do Carnaval para conhecer a solução da Suécia para levar banda larga a áreas na zona rural. O país usa com sucesso a frequência de 450 MHz para conectar as regiões remotas, a mesma faixa que será leiloada no Brasil para conectar a população rural do Brasil.

Pinheiro esteve em Kista, um distrito de Estocolmo conhecido pelo seu amplo pólo tecnológico, com mais de 350 empresas, com destaque para aquelas que desenvolvem tecnologia de comunicações sem fio. O senador acredita que com os serviços de comunicações chegando nessas áreas remotas, fica possível monitorar florestas, estradas e o clima, além de fornecer mais apoio para a agricultura, segurança, educação, saúde, pesca e transporte. Além de possibilitar a implantação de centros integrados de emergências e monitoração.

Ainda na Suécia, Pinheiro conheceu alguns destes centros de emergências, onde foi buscar cooperação para a implantação de estruturas similares no Brasil. “Estamos montando um novo programa brasileiro de defesa civil e já temos recursos garantidos para fazer centros como estes em diversas cidades, a exemplo de Salvador, na Bahia, onde pretendemos prestar serviços de atendimento através de um único número de contato para o Samu, polícia, bombeiros e defesa civil, monitorando também o transito e o clima”, destacou o parlamentar.

Agenda

Na Noruega, o senador baiano visitou  a Safer (The Stavanger Acute Medicine Foundation for Education and Research), uma parceira entre a fábrica da Laerdal Medical e a Universidade e o Hospital escola de Stavanger, na Noruega. Além de deter expertise em produtos e soluções hospitalares na área de emergência, a Laerdal Medical é vista pelo senador como potencial empresa a integrar o Parque Tecnológico da Bahia. “Apresentamos para Laerdal as oportunidades nas áreas de saúde e dos avanços nas experiências em terapia celular”, adiantou.

O senador Walter Pinheiro visitou ainda a Alemanha, onde foi buscar parcerias para o Parque Tecnológico da Bahia na área de Saúde. Ele conheceu a unidade de produção de máquinas de diálise da B. Brown, empresa que também atua na área de terapia celular. Pinheiro vem buscando atrair a empresa para atuar na Bahia, podendo atuar em três frentes: terapia celular, implantação de centro de diálise, e uma unidade de fabricação de produtos de higienização.

Em sua agenda na Europa, o senador líder do PT no Senado tem buscado também atrair empresas nas áreas médica e de comunicações para o Parque Tecnológico que será inaugurado ainda este ano em Salvador. Ele também vai participar do GSMA Mobile World Congress 2012, na Espanha. Ontem, Pinheiro participou de uma reunião no Parlamento da Suécia e conheceu a unidade central de atendimento do serviço de emergência sueco.(Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Estaremos de volta na 5ª
Próximos Minicom quer modem-rádio mais barato