Pesquisa Iost: Falhas na comunicação dificultam escolha de operadora.


Na busca de informações para a realização da quinta edição do Levantamento sobre os Preços das Operadoras de Telecomunicações Móveis, o Iost (Instituto Observatório Social de Telecomunicações) encontrou falhas de comunicação para os clientes nos sites das operadoras. Despadronização na exposição de informações, falta de tabelas comparativas entre os diversos planos e promoções oferecidas, informações …

Na busca de informações para a realização da quinta edição do Levantamento sobre os Preços das Operadoras de Telecomunicações Móveis, o Iost (Instituto Observatório Social de Telecomunicações) encontrou falhas de comunicação para os clientes nos sites das operadoras. Despadronização na exposição de informações, falta de tabelas comparativas entre os diversos planos e promoções oferecidas, informações de difícil compreensão, mesmo quando fornecida por atendente do call center e até indisponibilidade da página das empresas na internet, foram algumas das dificuldades encontradas pelos pesquisadores.

Para o presidente do Iost, José Zunga, esses contratempos reforçam a importância do estudo, não só para facilitar a escolha da operadora pelo consumidor, mas também para a melhoria dos sites das empresas. "O resultado do levantamento pode se transformar num importante instrumento de gestão para as operadoras", disse.

Zunga destacou a necessidade das empresas de telefonia de oferecer informações transparentes, sobretudo nesse momento de implantação da portabilidade numérica. "Sem uma comunicação clara, é difícil o consumidor optar por trocar de operadora", avalia. Ele acredita que esse pode ser um dos motivos para explicar a baixa adesão ao novo serviço, que somente atende a 0,3% dos assinantes onde a portabilidade já foi implantada.

Nesta semana, o trabalho do Iost será apresentado na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Anterior Pesquisa Iost: Vivo tem menor tarifa para pré-pago e a Claro, para pós-pago.
Próximos NetCallCenterOrbium e Instant Solutions anunciam parceria