Pesquisa Ibope apura que 85% das residências de SP já têm sinal digital de TV.


Pesquisa do IBOPE aponta que entre 86% ou 85% (a depender do critério de apuração) das residências da região metropolitana de São Paulo estão aptas a receber o sinal digital de TV. Com esse resultado, que está sendo debatido hoje, 30, pelos representantes da Anatel, dos radiodifusores e das operadoras de celular, o adiamento da data do desligamento, prevista para 29 de março, fica muito difícil de ser confirmado, avaliam algumas fontes.

tv a cabo 1O Gired (grupo que conduz a transição da TV digital) tem reunião amanhã, terça, para definir os rumos do desligamento da TV analógica da região metropolitana de São Paulo. Mas hoje, em reunião do grupo de comunicação, acaba de ser conhecida a pesquisa de opinião, feita pela EAD (empresa que financia o desligamento), para apurar qual o percentual das residências da capital paulista e entorno já estão aptas a receber o sinal digital, para que os canais sejam desligados.

E o IBOPE apurou um número de casas prontas para desligar sua TV analógica maior de qualquer previsão mais otimista: 86% das residências já estão com a TV aberta digitalizada, ou 85%, se for implementado um deflator,( motivado pelo acordo que prevê desconsiderar alguns aparelhos de tela plana, que ainda são analógicos). Esse percentual é bem mais alto do que qualquer estimativa mais otimista, que previa um alcance de 75%  das moradias, até o  momento.

Com esse resultado, na avaliação de alguns interlocutores, fica muito difícil confirmar o adiamento do switch off, pleiteado pelas operadoras de celular. “Faltando ainda dois meses para a data final, apenas 8% dos moradores de SP ficariam se poder ver TV, número que deverá cair sensivelmente quando os sinais forem desligados”, avalia uma fonte.

De fato, a primeira grande cidade a ter a TV desligada, Brasília, chegou no dia marcado, 26 de outubro, sem que 90% dos lares estivessem aptos à digitalização, o que fez com que o processo fosse adiado em quase um mês, para 17 de novembro, quando o percentual foi confirmado.

Anatel confirma

A Anatel divulgou também os dados preliminares da pesquisa, confirmando a informação aqui veiculada. Conforme a agência, a pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 25 de janeiro deste ano, com 1.078 entrevistas em São Paulo, e 1.652 no  entorno.

A amostra considerou  domicílios da área urbana e rural das regiões pesquisadas. Toda a área conta com 6,8 milhões de residências, sendo 4 milhões em São Paulo e 2,8 milhões no entorno.

A pesquisa constatou ainda que 95% da população de São Paulo já ouviu falar em sinal da TV digital, enquanto no entorno o percentual é ainda maior, chegando a 98%. O Ibope também verificou que cerca de  88% das famílias (87% na capital e 88% no entorno) têm conhecimento de que a TV analógica será desligada.

 

 

Anterior Nokia cria um bot para lidar com engenheiros dos NOCs
Próximos Oi confirma plano de reduzir dívida com credores a R$ 10 bilhões

2 Comments

  1. Vagner Ornelas
    30 de Janeiro de 2017

    Deveriam desligar logo a TV Analógica e liberar as pessoas para assistir gratuitamente por streaming os canais abertos, sem descontar na franquia de celular. É raro quem não tem um smartphone ou tablet hoje em dia.

  2. Richard Benetti
    31 de Janeiro de 2017

    Se 85% já têm o sinal digital, por que 5% (pra chegar aos 90%, ou 15% pra 100%) tem de atrasar todo o processo? O conceito de democracia, onde a maioria vence, mudou e não estamos sabendo?

    Seria o mesmo que um candidato ter 95% de votos, mas por causa de 5% que não votaram nele impedirá sua posse.

    Passa a faca logo! Esses 5% darão um jeito de ter! E outra coisa: há gente vendendo os kits que receberam de graça, e é facilmente encontrado em grupos de rolo no Facebook, e em sites como OLX e Mercado Livre.