Pesquisa da ABI indica empate entre Huawei e Ericsson no mercado de redes móveis em 2012


A receita com a venda de infraestrutura de redes para telefonia móvel (RAN, na sigla em inglês) cresceu 17,4% do terceiro para o quarto trimestre de 2012, somando US$ 8,5 bilhões. O valor é 2,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2011. Na comparação do ano de 2012 com 2011, o setor encolheu 10%, de acordo com levantamento da ABI Research.

No consolidado de 2012, Huawei e Ericsson estão praticamente empatadas em termos de participação de mercado com cerca de 24% cada, seguidas por Nokia Siemens Networks, Alcatel-Lucent, ZTE, Samsung e NEC. No ano, a Huawei e Samsung ganharam três pontos de participação de mercado, enquanto a Alcatel-Lucent e a Ericsson perderam mercado, na comparação com 2011.

No último trimestre do ano, porém, os avanços e recuos de cada uma das empresas do setor diverge do consolidado em 2012. “No quarto trimestre de 2012 a Ericsson ganhou três pontos de market share, seguida pela Samsung e Nokia Siemens Networks. Estes gigantes avançaram em cima da Huawei que perdeu quase 5 pontos percentuais de participação no trimestre”, disse Nick Marshall, principal analista da ABI Research.

No quarto trimestre de 2012, a Nokia Siemens Networks passou para a segunda posição do ranking no mercado de RAN, atrás da Ericsson. A Huawei ficou com a terceira colocação e a Alcatel-Lucent na quarta, seguida pela ZTE.

A receita do setor e as respectivas participações de mercados das companhias fazem parte do estudo “Participação de mercado em infraestrutura móvel RAN: 4T12 e ano de 2012” da ABI Research. (Da redação)

Anterior Senado aprova auditoria em compra de tablets pela PGR
Próximos Número de acessos de serviços de telecom sobe 8,2% em 2012, para 342,3 milhões.