Pesos pesados da indústria projetam alta definição sem fio


A finalidade da soma de esforços de um grupo de gigantes do segmento de eletrônica de consumo é criar um novo padrão de transmissão de vídeo e áudio, de curto alcance, em alta definição e sem compressão. Esse padrão de alta definição sem fio – WirelessHD, ou WiHD – possibilitará a distribuição de conteúdo (áudio …

A finalidade da soma de esforços de um grupo de gigantes do segmento de eletrônica de consumo é criar um novo padrão de transmissão de vídeo e áudio, de curto alcance, em alta definição e sem compressão. Esse padrão de alta definição sem fio – WirelessHD, ou WiHD – possibilitará a distribuição de conteúdo (áudio ou vídeo) em alta velocidade e sem fio, entre dispositivos eletrônicos de consumo como DVDs, consoles de jogos e TVs. O WirelessHD está sendo desenhado para operar na faixa de freqüência não-licenciada de 60-GHz.

Os integrantes do consórcio incluem a LG Electronics, Matsushita Electric Industrial Company (Panasonic), NEC Corporation, Samsung Electronics, SiBEAM, Sony Corporation e Toshiba Corporation.

Segundo John Marshall, coordenador do projeto WiHD, a disponibilidade de conexões wireless em alta definição vai eliminar a morosidade de cabos, switches e outros itens tradicionalmente necessários para suportar a grande variedade de dispositivos que os consumidores têm, e vão continuar a comprar, como televisores de alta definição, aparelhos de CDs em alta definição, câmaras digitais e consoles de jogos.

"Com links wireless em alta definição, media streaming e transmissão de qualquer procedência para qualquer dispositivo, ou tocador, será muito mais simples sem a necessidade de recorrer a conexões com fio," acrescentou.

Em 2009, devem ser comercializados, em todo o mundo, 495 milhões de dispositivos com interface digital de áudio e vídeo em alta velocidade, em comparação com as 60 milhões de unidades previstas para este ano, segundo prognóstico da empresa de pesquisa de mercado In-Stat.

(Da Redação com noticiário internacional)

Anterior Minicom divulga regras da nova licitação do Gesac
Próximos TVA permanece na Neo TV