Permanência do MMDS no 2,5GHz abre espaço para WiMax da TVA


A decisão do Conselho Diretor da Anatel, ontem, 8, de manter a destinação da frequência 2,5GHz para o MMDS (em vez de destinar um pedação da faixa para 4ª geração de telefonia móvel, como foi aventado) foi comemorada pela maior operadora do setor, a TVA, que pretende, a partir daí, fazer incursões no WiMAX .Um …

A decisão do Conselho Diretor da Anatel, ontem, 8, de manter a destinação da frequência 2,5GHz para o MMDS (em vez de destinar um pedação da faixa para 4ª geração de telefonia móvel, como foi aventado) foi comemorada pela maior operadora do setor, a TVA, que pretende, a partir daí, fazer incursões no WiMAX .Um ponto de destaque do novo regulamento, para a empresa, é a garantia de renovação das autorizações de uso das atuais operadoras.

"Isso dá mais segurança para os investimentos das empresas no desenvolvimento de novas tecnologias utilizando o MMDS, como a TVA já vem realizando sistematicamente”, comentou Leila Loria, diretora superintendente da operadora.

Para TVA, a norma divulgada pela Agência Reguladora está alinhada com a realidade brasileira em termos de serviços convergentes. "A nova regulamentação abre caminho para a implementação de novos serviços sem fio em larga escala", complementa Loria.

Testes
Em 2006 a TVA fará os primeiros testes na cidade de São Paulo da tecnologia WiMAX versão móvel desenvolvida pela Samsung, além de trabalhar para digitalizar sua rede MMDS no Rio de Janeiro. No ano passado a TVA, que possui autorização de uso do MMDS nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre, investiu na digitalização de sua rede MMDS na capital paulista, ampliando sua área de atuação.

Também em 2005 a operadora assinou parcerias com Samsung e Intel, dois desenvolvedores mundiais de tecnologia, além de participar do WiMAX Forum, entidade mundial que trabalha no desenvolvimento do padrão mundial para a nova tecnologia de banda larga sem fio. (Da Redação)

Anterior Com segurança digital, Siemens quer maior participação em serviços
Próximos Roaming global para CDMA 2000