Penetração de banda larga na UE cresce 18,1% no primeiro trimestre


A Europa deu um grande salto em se tratando de penetração de banda larga, de acordo com os últimos dados divulgados pela ECTA (European Competitive Telecommunications Association). No primeiro trimestre de 2007, a ECTA apurou que a penetração média de banda larga na União Européia (UE) cresceu 18,1%, frente a igual intervalo do ano passado. …

A Europa deu um grande salto em se tratando de penetração de banda larga, de acordo com os últimos dados divulgados pela ECTA (European Competitive Telecommunications Association). No primeiro trimestre de 2007, a ECTA apurou que a penetração média de banda larga na União Européia (UE) cresceu 18,1%, frente a igual intervalo do ano passado. Na região, a base total de assinantes do serviço cresceu 30,4%, atingindo 83,8 milhões de usuários, contra 64,2 milhões em 2006.

Apesar do crescimento em números absolutos, especialistas apontam que ainda há diferenças acentuadas entre os diferentes países que compõe a UE, criando uma “divisão de banda larga” na região. A pesquisa mostra que os países do norte da Europa são os que possuem altas taxas de penetração do serviço, como no caso da Holanda, que lidera com 33%, seguida pela Dinamarca, com 31,6%, e por Finlândia e Suécia, com 28,1% e 27,4% respectivamente.

No entanto, países como a Grécia, última colocada no levantamento, não conseguiram passar a barreira dos 10% de penetração, mesmo com crescimento de 177,3% no primeiro trimestre, em comparação a 2006. Essa divisão mostra que uma boa parte dos países da UE ainda não participam definitivamente do conceito de sociedade da informação, e consequentemente, de seus benefícios econômicos. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior Telefõnica lança Flexmídia
Próximos Amazonas vai instalar rede wireless em 61 municípios