Parceria entre Telefónica e BigML se transforma em joint-venture


presesries bigml telefonica open futureA Telefónica Open Future, braço de investimentos em startups do grupo espanhol que no Brasil controla a Telefônica Vivo, criou uma joint-venture com a empresa BigML. O empreendimento vai desenvolver o software PreSeries, programa capaz de antever se uma startup fará sucesso, ou se será um fracasso.

A plataforma funciona com base no conceito de machine learning, em que a máquina é capaz de analisar dados por conta própria e sugerir interpretações ao usuário. A joint-venture, anunciada hoje, 10, já nasce com o fundo Catalyst como cliente. O fundo analisará os dados das startups em fase pré-operacional para decidir se deve ou não realizar aportes financeiros.

Segundo a Telefónica Open Future, a intenção, com o produto, é diminuir o risco financeiro e facilitar a tomada de decisão dos investidores. A companhia diz que 80% das startups fracassam nos primeiros cinco anos de desenvolvimento.

A BigML prefere dizer que o produto ajudará as startups que não conseguem investimentos a entrar no radar de investidores que falham em identificar grandes oportunidades. Cita, como exemplo, o caso da Airbnb, que foi rejeitado por sete fundos na fase inicial, quando buscava míseros US$ 150 mil, em troca de gigantescos 10% de participação.

“O medo de errar tem levado a investidores a apostar sempre em mais do mesmo”, diz a BigML em texto publicado em seu blog. Em comparação, afirma que sites de crowdfunding, como o Kickstarter, por sua vez, falham em identificar oportunidades sustentáveis. “O PreSeries usa uma série de algoritmos para analisar dados públicos e privados sobre o ecossistema de startups”, explica. O programa também será o juiz em uma competição europeia de startups, que acontece na próxima semana em Valência, na Espanha.

A parceria de desenvolvimento entre as empresas foi anunciada em agosto de 2015, quando o software ainda tinha o nome de Early Stage.

Anterior Anatel poderá regular tarifa de roaming internacional em parceira com outras agências
Próximos Venda de equipamentos de comunicação e informática cai 24% em janeiro