Parceria entre Antel e Telebras é primeiro passo para anel óptico sul-americano


O Ministério das Comunicações divulgou  que foi inaugurado em Santana do Livramento (RS) a rede que integra as redes de telecomunicações do Brasil com o Uruguai, o chamado primeiro caminho digital binacional, parte do processo de implantação efetiva do anel óptico entre os países da América do Sul. A rede comum foi resultado de parceria da Telebras com a Antel, empresa de telecomunicações do país vizinho.

Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que participou da inauguração na terça-feira, “o caminho está aberto para nos conectarmos com os países vizinhos e assim avançarmos para a grande interligação entre os países da fronteira”.

A integração das redes dos dois países permitiu a instalação do primeiro Telecentro Binacional da América Latina em Santana do Livramento (RS), cidade que faz fronteira com Rivera, no Uruguai. Numa praça comum aos dois países, foi instalado sistema de WiFi grátis para atender à população dos dois países. “Com este investimento”, disse Bernardo, “a população da cidade brasileira e uruguaia tem uma nova forma de lidar com a informação e entra de fato na era digital”.

O telecentro funcionará na prefeitura de Livramento e também vai oferecer cursos de informática à população dos dois países. Os 20 computadores do telecentro, doados pela Caixa Econômica, estarão configurados com padrões de acessibilidade para os portadores de deficiência visual. (Da redação, com assessoria de imprensa).

 

 

Anterior Transmissão de vídeos na Copa das Confederações ocorre sem incidentes, diz Telebras.
Próximos Registro do termo 'amazon' na internet por empresa americana é criticado no Senado