Para Ziller,licitação do WiMAX é pontual, e não deve ser feita agora.


O conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araujo, voltou a afirmar hoje ao Tele.Síntese, durante seminário promovido pela Network  Eventos, que a agência não deve ter pressa em realizar a licitação das freqüências de 3,5 GHz, do WiMAX. Ele já  havia expressado esta opinião no mês passado, alguns dias depois de o presidente da …

O conselheiro da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araujo, voltou a afirmar hoje ao Tele.Síntese, durante seminário promovido pela Network  Eventos, que a agência não deve ter pressa em realizar a licitação das freqüências de 3,5 GHz, do WiMAX. Ele já  havia expressado esta opinião no mês passado, alguns dias depois de o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, ter anunciado que o leilão do WiMAX seria realizado  ainda neste semestre.

Hoje, há duas posições na Anatel. A de Sardenberg, respaldada na avaliação técnica do superintendente de Serviços Privados, Jarbas Valente, que entende que há banda disponível no Brasil e, por isso, a agência deve licitar logo diferentes freqüências para atender às demandas da sociedade por banda larga, e a de Ziller, que conta com o apoio de Plinio de Aguiar Jr.

Para Ziller, antes de lançar a licitação do WiMAX, a Anatel deve fazer uma ampla reavaliação da ocupação do espectro. “Não dá para aceitar o argumento de que só se pode fazer inclusão digital com as freqüências de 3,5 GHz do WiMAX. As freqüências de 900 MHz, por exemplo, que são muito melhores, pois permitem maior propagação do sinal, foram colocadas à venda, e nem todas as bandas foram adquiridas”, assinalou.

PUBLICIDADE

Ziller lembra que, além da devolução das faixas de 900 MHz, (que foram colocadas à venda no leilão das sobras do SMP realizada em setembro do ano passado), outras freqüências também devem ser analisadas em seu conjunto – como a banda H da faixa de 1,9 GHz. O anúncio de venda da banda H  também chegou a ser feito por Sardenberg. “A abordagem desta questão tem que ser ampla, não pode ser pontual”, afirmou, por sua vez, Pedro Jaime Ziller.  

Anterior Ciência e Tecnologia apresenta plano de ação no Senado
Próximos Nokia lucra US$ 1,94 bi no primeiro trimestre